ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA EDUCAÇÃO

10 de Abril de 2018 assessoria de imprensa

Se você está em busca de gerar mais credibilidade, exposição ou mesmo ser referência no seu segmento, saiba que a assessoria de imprensa para educação é um investimento indicado para promover universidades, instituições de ensino, colégios e escolas de idiomas.

 

Abaixo, separamos algumas dicas de como a assessoria de imprensa para educação vai ajudar na reputação positiva do seu negócio. Nesse artigo você vai entender mais sobre:

 

Assessoria de imprensa para universidades

Assessoria de imprensa para colégios

Assessoria de imprensa para escolas de idiomas

Um guia de como elaborar um release para a imprensa

Vamos lá!

 

Assessoria de imprensa para universidades

 

Só em 2016, o Brasil já tinha 4.366 cursos de graduação em 2.407 instituições de ensino superior, de acordo com informações do Censo de Educação de 2016. Destacar-se diante da concorrência e se conectar com clientes é uma das estratégias que a assessoria de imprensa para universidades pode lhe oferecer.

 

O objetivo da assessoria de imprensa para educação é ser mediadora entre a universidade e a mídia, sendo responsável por fortalecer a marca com jornalistas, gerar notícias e divulgar o trabalho desenvolvido pela universidade, além de proporcionar mais credibilidade, visibilidade, confiança e reputação.

 

Para que o trabalho de assessoria de imprensa para educação traga resultados, a agência responsável vai trabalhar com a universidade para criar estratégias que contemplam:

 

– Projetos e práticas pedagógicas

– Pesquisas e estudos realizados na universidade

– Premiações conquistadas

– Novos cursos oferecidos

– Vestibulares

 

Além dos assuntos acima, a universidade também pode ser fonte de consulta para sua comunidade local ou mesmo para veículos de comunicação à medida que conteúdos relevantes forem produzidos pela assessoria de imprensa.  Não só a universidade, mas o corpo docente também pode se tornar fonte confiável de consulta para a mídia.

 

Separamos um material só sobre assessoria de imprensa para universidades. Clique aqui e saiba mais detalhes.

 

Assessoria de imprensa para colégios

 

Fotos, vídeos, informativos, notícias, newsletter… Existem muitas soluções estratégicas de assessoria de imprensa para colégios transmitirem seus valores à mídia. Visibilidade, credibilidade e exposição positiva podem ser fortalecidas com uma agência de comunicação para sua escola.

 

Alguns colégios tradicionais já utilizam a assessoria de imprensa para estarem sempre em evidência na imprensa – seja para divulgar seus conhecimentos e projetos ou mesmo por serem fontes confiáveis de consulta da mídia. Você gostaria de ver seu colégio em jornais, revistas e sites compartilhando informações relevantes? Então, deve apostar em uma assessoria de imprensa para colégios.

 

Por meio de textos, releases, galeria de imagens, informativos e gestão de redes sociais, a assessoria de imprensa para colégios vai proporcionar a sua escola exposição em veículos de comunicação segmentados, como educação e vestibulares, além de mídias mais abrangentes como TVs e rádios.

 

Além dos temas acima, a assessoria de imprensa também pode ser fundamental para divulgar práticas pedagógicas e de ensino, assim como auxiliar na disseminação de conteúdo sobre as ações do seu colégio.

 

Separamos um material exclusivo com dicas práticas e exemplos reais sobre assessoria de imprensa para colégios. Clique aqui e veja como a estratégia pode lhe ajudar.

 

Se você quer conhecer na prática como alguns colégios utilizam a assessoria de imprensa, veja o exemplo do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, que frequentemente está na mídia. Conheça o canal de relacionamento com a mídia no site deles. Outro exemplo é o Colégio Arquidiocesano, que também mantém uma página com os principais assuntos de interesse da mídia. Confira aqui. 

 

Assessoria de imprensa para escolas de idiomas

 

Seja para uma rede de escolas ou para uma unidade, a assessoria de imprensa para escolas de idioma pode trazer benefícios para a exposição do negócio.

 

Com estratégias bem definidas, a assessoria de imprensa pode beneficiar sua escola de idioma localmente, ou seja, por meio de uma divulgação regional, ou mesmo para toda a rede de escolas – caso essa possua mais unidades espalhadas por outras cidades ou estados do Brasil.

 

A assessoria de imprensa para escolas de idiomas pode trabalhar diversos assuntos, como negócios, expansão, dicas para aprender idiomas, além de ser fonte de consulta para a imprensa quando o assunto é aprender uma nova cultura e língua, intercâmbio, capacitação profissional, campanhas, novos cursos, cursos de férias, parcerias, franquias, entre outros assuntos.

 

Separamos um material exclusivo com estratégias de assessoria de imprensa para escolas de idiomas. Clique aqui e saiba como sua escola pode obter mais sucesso.

 

Você ainda pode conferir na prática como uma escola de idioma utiliza a assessoria de imprensa. Veja o exemplo do CNA, que tem um canal direto no seu site para se relacionar com a mídia de forma transparente. Conheça o site aqui.

 

O Yazigi é outro exemplo que não só utiliza uma assessoria de imprensa, como também mantém um blog de notícias para trabalhar conteúdos de maneira eficiente. Veja o exemplo neste link.

 

Agora, vamos trabalhar?

 

10 estratégias de assessoria de imprensa para educação

 

Depois que você já passou pelas principais soluções de assessoria de imprensa, que tal conhecer dicas práticas de assessoria de imprensa para educação e aplicá-las?

Separamos 10 dicas de assessoria de imprensa para educação para te ajudar no relacionamento da sua marca com a mídia. Confira abaixo:

  • Busque visibilidade

 

Para que sua universidade, colégio ou escola de idioma tenha visibilidade é preciso fazer contato com os jornalistas dos veículos de comunicação que sejam interessantes para o seu segmento. Para isso, você deve selecionar as mídias, como jornais, revistas, portais, blogs e sites que tenham relação com o seu negócio.

Pense que, se você é uma universidade não tem porque mapear e insistir em uma revista que aborda assuntos sobre educação infantil – mesmo que seja educação, o foco da publicação foge do seu objetivo.

Foque em canais que realmente tem potencial para gerar pautas para o seu negócio.

  • Tenha conteúdo relevante

 

Para divulgar suas ações, novidades, práticas pedagógicas ou quaisquer assuntos pense, antes de tudo, na relevância do assunto. Não procure a imprensa ou produza conteúdos que não tenham potencial de retorno.

As notícias sobre sua universidade, colégio ou escola de idioma devem ter caráter informativo e noticioso, ou seja, ter relevância para que possa despertar o interesse da mídia.

Pesquisas, estudos, infográficos, entrevistas com mestres e doutores da universidade, por exemplo, podem gerar um grande interesse dos jornalistas e também ser crucial para gerar credibilidade e confiança no trabalho desenvolvido pela sua instituição.

  • Respeite as características do texto

 

O release é a principal ferramenta de divulgação de uma assessoria de imprensa para educação. Logo, é o primeiro material que o jornalista irá receber na redação. Por isso, respeite sua característica informativa e não publicitária.

Elimine adjetivos em excesso, elogios a sua instituição de ensino e a exaltação de muitas qualidades. A informação deve estar em primeiro lugar.

Preferencialmente, responda no primeiro parágrafo as perguntas: O que? Como? Onde? Quando? Quem? Por quê? Dessa forma, você já vai sinalizar ao jornalista do que o seu material se trata.

Para que seu material seja publicado ou para que o jornalista manifeste algum interesse em fazer uma entrevista, o interesse deve ser recíproco entre a sua universidade, colégio ou escola de idioma e a mídia que você está contatando.

  • Entenda a dinâmica da imprensa

 

Uma assessoria de imprensa para educação vai trabalhar com estratégias de conteúdo, abordagens e relacionamento com a imprensa para despertar o interesse da mídia sobre o que sua instituição de ensino pode oferecer.

Vale lembrar que o trabalho da assessoria de imprensa é em médio e longo prazo e que cada veículo de comunicação tem sua dinâmica de pautas, matérias, entrevistas e publicações.

Com conteúdos relevantes e que sejam de interesse dos veículos, as chances de publicação aumentam muito para sua universidade, colégio ou escola de idioma.

Mesmo que não haja garantias de publicações na mídia, a assessoria de imprensa para educação lhe oferece uma grande oportunidade de exposição, reputação e fonte de consulta para a mídia, pois qualquer entrevista ou publicação na imprensa será de maneira espontânea. A divulgação é mais eficiente e traz mais credibilidade do que comprar um espaço publicitário.

  • Customize seu release

 

O release será sua base de informações para enviar aos jornalistas. Por isso, deixe-o completo, com as informações abaixo:

– Se for possível, traga pesquisas, estudos, números sobre o que você está abordando;

– Você tem resultados para apresentar ou cases de sucesso? Apresente-os no release;

– Citações do corpo docente, diretores e porta-vozes sempre trazem mais credibilidade ao material;

– Fotos e infográficos sempre agregam, não esqueça delas;

– Depoimento de alunos, professores, pais, etc, também serão bem-vindos;

– Se você estiver divulgando um evento, por exemplo, acrescente um serviço com as informações básicas sobre dia, horário, local, como participar e link para mais informações.

– Não se esqueça de adicionar os seus contatos para mais informações.

 

Trazer as informações acima pode ajudar no trabalho do jornalista e oferece mais credibilidade para o que sua universidade, colégio ou escola de idioma está abordando.

 

Você quer mais dicas para produzir um release? Então, acesse mais 7 dicas para escrever um release de sucesso

 

  • Selecione um mailing de imprensa

 

Agora que você já tem o release pronto, é hora de selecionar quem irá recebê-lo. Mapeie os principais veículos de comunicação que possam influenciar positivamente sua marca, que tenham relação com o seu negócio e que podem se interessar pelo seu assunto.

Você também pode abordar mídias regionais, pois muitas vezes essas têm potencial de se interessar pela sua universidade, colégio ou escola de idioma.

Ao selecionar um bom mailing sua estratégia de assessoria de imprensa para educação tem mais chances de trazer resultados efetivos, pois você terá veículos especializados para receber o seu material.

  • Faça contato com os jornalistas

 

Depois de selecionar os veículos que você tem interesse, você precisa agora fazer contato com os jornalistas para que seu material seja recebido.

Não desanime se não houver interesse por parte do jornalista, pois o trabalho de assessoria de imprensa para educação vai exigir dedicação e empenho full time com a mídia.

Retomar o contato depois de alguns dias pode ser útil para você checar se há interesse no material.

  • Avalie o seu conteúdo

 

Depois que você fez o trabalho acima, não pense que ele não será útil para você. É possível utilizá-lo na comunicação da sua universidade, colégio ou escola de idioma.

Pense que, o que você produzir para sua marca também pode ser utilizado para outros canais, como: redes sociais, comunicados internos, jornal mural, newsletter, etc.

Se for possível, ter um blog do seu negócio será muito importante para manter clientes, parceiros, colaboradores e comunidade atualizados.

  • Clipping de notícias

 

Monitorar os resultados da sua universidade, colégio ou escola de idioma na mídia é fundamental para medir o retorno das ações que sua empresa está fazendo na imprensa.

Faça buscas diárias para saber se o conteúdo divulgado está trazendo algum retorno para sua marca. Você pode contar com a ajuda do Google para realizar as pesquisas.

Saiba tudo sobre clipping aqui

  • Avalie contratar uma assessoria de imprensa para educação

 

O trabalho de uma assessoria de imprensa para educação deve ser avaliado, caso você não tenha uma equipe interna ou um profissional que possa realizar o trabalho com dedicação.

Contar com o apoio de uma agência de assessoria de imprensa parceria pode lhe garantir um trabalho mais efetivo e profissional para que sua universidade, colégio ou escola de idioma tenha resultados na imprensa.

Espero que esse material tenha lhe auxiliado nessa jornada de comunicação para sua marca. E, se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente!

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