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COMO ESCREVER UM PRESS RELEASE

25 janeiro, 2018

Se você está em busca de como escrever um press release adequado, você chegou no artigo que estava procurando.

O press release é um texto informativo enviado por e-mail para a imprensa, ou seja, a estratégia inicial de uma agência de assessoria de imprensa para levar informações da sua marca à mídia. O público-alvo do material é composto por repórteres dos mais variados meios de comunicação, como canais impressos, online e influenciadores. O principal objetivo desta ferramenta é sugerir uma pauta aos jornalistas sobre algum tema específico ou personalidade.

 

COMO ESCREVER UM PRESS RELEASE

 

Em geral, o texto trata de assuntos atuais relacionados a sua marca, sempre contribuindo para uma informação relevante como, por exemplo, lançamentos de produtos e serviços, esclarecimentos públicos, feiras e eventos, congressos, etc. Em resumo, o press release é um texto que vai apresentar uma sugestão de pauta ao jornalista.

Para aumentar as chances do seu press release se tornar uma nota ou reportagem, o material pode ser enviado junto com uma foto do porta-voz da empresa, que pode ser publicada pelo repórter, assim como imagens de um produto ou serviço, caso esteja abordando estes assuntos na mídia, assim como uma galeria de fotos de um evento, feira ou congresso.

Para que o press release seja escrito da melhor forma possível, é preciso que seja feito por profissionais com expertise no assunto. A Agência Contatto tem quase uma década de experiência em assessoria de imprensa e na criação desse tipo de material. Abaixo, separamos mais informações para você:

 

Vantagens do press release como ferramenta de comunicação

O press release tem como principal objetivo sugerir à imprensa uma publicação que tenha relação com sua empresa. Você, como cliente de uma assessoria de imprensa, pode estar tanto em destaque em uma manchete quanto aparecer no meio de uma reportagem como especialista ou fonte de informações relevantes.

Desta maneira, o texto resulta em publicações espontâneas na mídia. Além de divulgar o nome do seu negócio, cuja menção na imprensa agrega credibilidade ao produto ou serviço oferecido, podendo tornar uma empresa ou um profissional em referência em determinado setor.

 

Melhor maneira de escrever um press release

Uma assessoria de imprensa utiliza diversas técnicas que tornam o press release uma ferramenta ainda mais eficiente. Para que o material chame a atenção dos repórteres e seja uma fonte de ideias para uma publicação, é preciso que o texto seja claro, conciso e contenha todas as informações principais de forma organizada e correta.

Quando um assessor de imprensa escreve um press release, deve ter em mente que o jornalista receberá diversos materiais do mesmo gênero, portanto, é preciso se destacar. O título é um dos principais elementos para encher os olhos do repórter e aumentar as chances de a sugestão de pauta se tornar uma reportagem. Além disso, você deve se atendar a responder as 6 perguntas do lide no primeiro parágrafo:

  1. – O que é

  2. – Porque é

  3. – Como é

  4. – Onde é

  5. – Quando é

  6. – Quem é

O grande desafio é fazer um título informativo e direto. De nada adianta colocar uma frase misteriosa, que não contenha nenhum tipo de informação, com o intuito de instigar um clique no e-mail. O formato ideal é semelhante à manchete de um jornal: sujeito + ação, informando o que acontecerá, sem o uso de artigos (o/a, um/uma). Um exemplo de título funcional é “Empresa X abre franquia na cidade Y”.

Os detalhes mais importantes são resumidos em uma frase abaixo do título, a chamada linha-fina. É preciso caprichar no primeiro parágrafo do texto, o chamado lead. Nas primeiras frases, é preciso deixar claro o que aconteceu ou vai acontecer, quando, como, onde, por que e por quem a ação foi executada.

Ao longo do texto, os detalhes principais devem ser informados, também de forma clara e concisa. É importante que o release não seja muito longo, pois o repórter, principalmente em uma redação de jornal diário, não terá tempo para ler algo maior que uma página.

Apesar de o release não poder ter um tamanho excessivo, é preciso prestar atenção para não deixar nenhum detalhe importante de fora. No caso de um evento, por exemplo, é necessário informar o serviço completo, com endereço, horário, possíveis restrições ou preço para entrada, além de um telefone para o público entrar em contato. Enviar informações completas aumenta as chances de o material ser publicado.

Ao final do texto, é importante colocar informações sobre a empresa e/ou o serviço prestado. É possível que o jornalista não conheça o cliente ou se interesse em publicar detalhes para deixar a nota ou reportagem mais completa. Seguindo essas dicas iniciais + o lide, seu release ficará objetivo e direto, como deve ser.

Quer dicas ainda mais práticas para escrever um press release? Acesse 10 dicas para escrever um press release.

 

Press release: escrevendo e selecionando o mailing

Depois que seu press release estiver pronto, é hora de selecionar os mailing de jornalistas que irá receber o material, afinal, um repórter que cobre esportes não vai se interessar por um release sobre uma franquia, que seria uma boa pauta para a editoria de economia, por exemplo.

O seu press release só vai funcionar se o release for enviado para os jornalistas das editorias corretas, relacionadas com o tema tratado no texto. Por esse motivo, é preciso fazer uma lista de jornalistas ligados ao assunto antes de enviar o material.

Após separar os contatos e criar um título que com certeza vai levar o repórter a abrir o e-mail e ler o release. Não esqueça de deixar os seus contatos a vista para que o jornalista possa entrar em contato por e-mail ou telefone.

 

Ferramentas que acompanham o press release

Um press release torna-se ainda mais eficaz na comunicação com a imprensa quando combinado com outras ferramentas. O follow-up, por exemplo, contribui para aumentar a visualização do material. Trata-se de uma ligação feita ao repórter, em horário estratégico, para falar sobre a pauta e avisar que o e-mail foi enviado, além de explicar com mais detalhes o que se trata.

Outra estratégia é o envio de e-mails nominais. A técnica consiste na personalização do release. Assim, cada material é enviado com o nome do repórter e uma mensagem com um tom de aproximação, que cria um canal de comunicação mais estreito entre o assessor de imprensa e o jornalista que está na redação.

Por fim, porém não menos importante, é preciso que o assessor de imprensa seja prestativo. Quando o repórter demonstrar interesse na pauta e quiser agendar uma entrevista, a fonte precisa ter disponibilidade e estar pronta para falar em frente às câmeras ou diante de um microfone.

A veracidade das informações divulgadas é tão essencial quanto a disponibilidade da assessoria de imprensa. Uma fonte acessível pode tornar-se um contato constante para o envio de sugestões de pauta que serão convertidas em grandes reportagens.

Confira mais 7 dicas estratégicas para você saber quais assuntos valem a escrita de um release e como divulgá-los na mídia CLICANDO AQUI

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